Notícias nacionais

  • Lives - Publicada em 15/04/2021

Embrapa Soja completa 46 anos apresentando Programa Soja Baixo Carbono

Para celebrar a sua trajetória de contribuições inovadoras para a cadeia produtiva da soja fará, nesse dia, uma solenidade comemorativa digital

Leia também:

Live Inova Agro aborda tendências e oportunidades no agronegócio

Movimento Todos a Uma Só Voz promove webinar "O Agro Para Estudantes"



Por: Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
15/04/2021

A Embrapa Soja, sediada em Londrina (PR), completará 46 anos no dia 16 de abril e para celebrar a sua trajetória de contribuições inovadoras para a cadeia produtiva da soja fará, nesse dia, uma solenidade comemorativa digital, a partir das 8h30, no seu canal no Youtube (youtube.com/embrapasoja). A live irá contar com a participação do presidente da Embrapa, Celso Moretti e da Diretora de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Adriana Martin. O chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Lima Nepomuceno, e o pesquisador Henrique Debiasi irão apresentar as etapas de elaboração do Programa Soja Baixo Carbono (SBC) aos diversos atores envolvidos no sistema de produção de soja. A iniciativa inovadora pretende valorizar as boas práticas agrícolas ligadas à produção sustentável de soja. 

Perfil

A Embrapa Soja é uma das 43 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Atualmente conta com 274 empregados atuando em Londrina (PR) e em bases avançadas em diferentes regiões brasileiras que atuam com ações para o manejo da cultura nos sistemas de produção regionalizados, no  desenvolvimento da base genética e no mapeamento de demandas de pesquisa. 

A Embrapa Soja está localizada em uma fazenda experimental de 350 hectares, no distrito de Warta, em Londrina. A Empresa mantém uma infraestrutura de pesquisa complexa, 36.756 m2 de área construída, divididos em 38 casas de vegetação, 30 laboratórios, complexo de auditório e prédios administrativos. Além dessa estrutura, a Embrapa Soja conta com a Fazenda Maravilha, localizada no Distrito de Maravilha, a 35 km do centro de Londrina, com 121 hectares.

Histórico

Fundada no dia 16 de abril de 1975, com o objetivo de desenvolver tecnologias para produção de soja no Brasil, tornou-se referência mundial em pesquisa para a cultura da soja em regiões tropicais. Até 1970, os plantios comerciais de soja no mundo restringiam-se a regiões de climas temperados e sub-tropicais, cujas latitudes estavam próximas ou superiores aos 30º. Os pesquisadores da Embrapa Soja romperam essa barreira, desenvolvendo variedades adaptadas às condições tropicais com baixas latitudes, permitindo o cultivo da oleaginosa em todo o território brasileiro. Sua contribuição histórica ao agronegócio da soja no Brasil coloca o centro de pesquisa como referência mundial no desenvolvimento de tecnologias para a cultura em regiões tropicais.

Contribuição

Entre suas contribuições estão ainda o controle biológico de pragas, as técnicas de manejo e conservação do solo, manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, entre outras. A Embrapa Soja tem intensificado as pesquisas que estão na vanguarda do conhecimento, a exemplo das inovações em biotecnologia e técnicas de edição de genoma. A utilização de avançadas ferramentas tecnológicas permite que novas soluções auxiliem a agricultura brasileira a manter sua competitividade. Além disso, a Embrapa Soja vem investindo fortemente na agricultura digital e na bioeconomia. Recentemente o laboratório de Biotecnologia de Solo da Unidade recebeu a acreditação ISO 17025:2017, e se concretiza como o primeiro laboratório público acreditado para análise de inoculantes.

Girassol e trigo 

A Embrapa Soja também é responsável pela pesquisa de girassol para todo o território nacional e pela pesquisa de trigo, desenvolvida em parceria com a Embrapa Trigo (Passo Fundo - RS) e com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR- Paraná) para o Paraná.

Programação

8h35 – Abertura do evento
Celso Moretti – Presidente da Embrapa
Adriana Martin - Diretora de Inovação e Tecnologia da Embrapa
Alexandre Nepomuceno – Chefe-Geral da Embrapa Soja
9h –  Programa Soja Baixo Carbono: rumo a um novo conceito em soja sustentável
Roberto Giolo de Almeida - Pesquisador Embrapa Gado de Corte
Henrique Debiasi – Pesquisador da Embrapa Soja
Alexandre Nepomuceno – Chefe-Geral da Embrapa Soja

Solenidade comemorativa de 46 anos da Embrapa Soja
Data: 16 de abril
Horário: 8h30
Onde: Canal da Embrapa Soja no Youtube: youtube.com/embrapasoja

Comentários Comente essa notícia4

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos site. Ao visitar nosso portal, você concorda com esse monitoramento e com nossa Política de Privacidade.