Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos site. Ao visitar nosso portal, você concorda com esse monitoramento e com nossa Política de Privacidade.
Notícias nacionais

  • Pecuária de corte - Publicada em 25/09/2021

GTPS e CiCarne firmam parceria inédita para desmistificar a produção pecuária brasileira

O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) e o Centro de Inteligência da Carne Bovina da Embrapa Gado de Corte (CiCarne) deram início a uma parceria institucional inédita com a proposta de desmistificar a produção da pecuária brasileira e o consumo da carne bovina.

Leia também:

Liberação da carne brasileira vira guerra digital nos EUA

No curtíssimo prazo, tudo indica, vem aí uma arroba mais alta

Brasil pode exportar mais aos Árabes, especialmente carnes



Por: Assessoria
25/09/2021

Por meio de informações com base científica geradas pelo CiCarne e da expertise do GTPS em iniciativas relacionadas à produção sustentável na pecuária, a parceria pretende fornecer conteúdo pautado num arcabouço de conhecimentos e ferramentas de comunicação que deem conta de promover a cadeia e servir de suporte para as tomadas de decisão dos stakeholders. Além de incentivar o desenvolvimento sustentável da pecuária brasileira sob os aspectos ambientais, sociais e econômicos. 

“Faz todo sentido trabalhar de forma conjunta com o CiCarne, um importante centro de inteligência que colabora de forma significativa com nosso segmento. A Embrapa já é parceira do GTPS em outras iniciativas e era bastante natural que o CiCarne também estivesse mais próximo da gente. São duas organizações com missões complementares e um objetivo em comum, contribuir com o desenvolvimento sustentável da pecuária brasileira e a comunicação do setor”, comenta a gerente executiva do GTPS, Luiza Bruscato. 

Mitos e fatos, pautas positivas que reforçam a imagem de uma atividade moderna, transparente e comprometida com a sustentabilidade, mostrando tendências e inovações, estão entre os assuntos tratados pela parceria institucional, que deve atuar prioritariamente nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn. Afinal, a comunicação está no centro deste processo de desmistificação, como fator estratégico, para melhoria e proteção da imagem do setor. 

Segundo o coordenador do CiCarne, Guilherme Cunha Malafaia, a sustentabilidade nos processos produtivos da pecuária é um tema cada vez mais presente e necessário. “Hoje, o CiCarne dispõe de informações e dados técnicos relevantes que são organizados justamente para trazer melhorias à cadeia da pecuária brasileira, e as práticas sustentáveis estão entre estes quesitos prioritários. Quando falamos em adoção de novas tecnologias ou novos processos estamos falando impreterivelmente de sustentabilidade”, finaliza Malafaia. 

GTPS 

Com uma agenda positiva, a entidade busca o desenvolvimento de uma pecuária sustentável, baseada no equilíbrio dos pilares social, econômico e ambiental desde 2007. O GTPS foi a primeira mesa a tratar de pecuária sustentável no mundo, e inspirou a criação de outras mesas nacionais, além da mesa global que discute o tema. Para promover a afirmativa de que é possível produzir carne com a manutenção da biodiversidade, o GTPS faz uso de ferramentas práticas, aplicáveis ao cenário brasileiro, baseadas em indicadores, cuja base está nos princípios da transparência e do diálogo para promover o seu desenvolvimento. Uma entidade sem fins lucrativos, formada por mais de 50 associados entre produtores, empresas de insumos e serviços, indústrias, varejos e restaurantes, sociedade civil, instituições financeiras e de ensino e pesquisa.

CiCarne 

O Centro de Inteligência da Carne Bovina - CiCarne foi criado em 2014 na Embrapa Gado de Corte, e faz parte da Rede de Observatórios do Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa – Agropensa. O CiCarne executa atividades de inteligência competitiva da cadeia produtiva da carne bovina brasileira, e configura-se como a primeira iniciativa com esta abordagem no Brasil. A missão do CiCarne é monitorar a cadeia produtiva da carne bovina brasileira visando identificar sinais, tendências e inovações, bem como produzir informações consistentes e integradas que subsidiem a tomada de decisão dos agentes públicos e privados. 

Arquivos para download:



Comentários Comente essa notícia