Notícias nacionais

  • Ovinocultura - Publicada em 06/04/2021

Embrapa lança Sumário de Avaliação Genética Genômica de Caprinos Saanen

Publicação com informações para potencializar os rebanhos da raça estará disponível para criadores a partir do dia 8 de abril

Leia também:

Ciclo de palestras on-line abordará produção sustentável de caprinos e ovinos

OVOS: Preços recuam pelo 4º mês consecutivo

Boletim agropecuário aborda melhorias na criação de ovinos



Por: Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
06/04/2021

No próximo dia 8 de abril, às 9 horas, será lançada uma publicação com a 3ª edição do Sumário de Avaliação Genética e 2ª edição do Sumário de Avaliação Genética Genômica de Caprinos da Raça Saanen. A obra é fruto da parceria da Embrapa Caprinos e Ovinos e Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Estado de Minas Gerais (ACCOMIG/Caprileite).  Com as informações dos Sumários, os criadores da raça Saanen poderão conhecer os animais com valor genético superior para a produção de leite em sistemas intensificados e, assim, selecioná-los para aumentar o potencial genético do seu rebanho. De acordo com Olivardo Facó, pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovino, “a publicação trás os resultados da avaliação genética de bodes e cabras que apresentaram valores genéticos para a produção de leite entre os 15% superiores da população avaliada e com confiabilidade igual ou superior a 70%”.

A primeira edição do Sumário foi lançada em 2014, já em 2017 os pesquisadores passaram a adotar a avaliação genética genômica. A partir de uma base de dados com um aumento de 32,5% no número de lactações analisadas, a publicação, a ser lançada no dia 8, traz melhorias nos modelos de avaliação que permitem, por exemplo, um aumento de 6% na confiabilidade média com a qual as Capacidades Previstas de Transmissão Genômica (GPTAs) foram preditas. Os criadores da região Sudeste interessados em participar do Programa Capragene devem procurar a ACCOMIG/Caprieleite.

Capragene

O Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiro (Capragene®) tem como objetivo promover o melhoramento genético de caprinos leiteiros por meio da identificação de reprodutores geneticamente superiores para características de produção e qualidade do leite. O programa apresenta dois pilares: (1) controle leiteiro oficial e; (2) teste de progênies de reprodutores de raças leiteiras. Periodicamente, o programa publica o Sumário de Avaliação Genética do Capragene® com informações sobre o valor genético de reprodutores e matrizes, servindo como uma ferramenta para o auxílio aos criadores nas tomadas de decisões de seleção e acasalamento para o melhoramento genético dos rebanhos.

Atualmente, cerca de 900 matrizes são acompanhadas em rebanhos dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Além da ACCOMIG/Caprileite, responsável pela coordenação do Serviço de Controle Leiteiro, o Programa conta com a parceria da Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABCC) para o registro genealógico e manutenção do sigilo dos códigos dos animais em teste de progênie. Outras unidades da Embrapa que atuam no Capragene são: Embrapa Gado de Leite e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Serviço

Lançamento do 3o Sumário de Avaliação Genética e 2o Sumário de Avaliação Genética Genômica do Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros (Capragene)

Data: 08/04/21

Horário: 9 horas

Para assistir, clique no link: https://youtu.be/J1rs3hVq9EI 

Para baixar a publicação, clique no link: http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/221176/1/CNPC-2020-Art-31.pdf

(disponível após a live de lançamento)

Realização: Embrapa e ACCOMIG/Caprileite

Após a live de lançamento, a publicação estará disponível para ser baixada no formato “pdf” no seguinte link: 

http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/221176/1/CNPC-2020-Art-31.pdf


Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos site. Ao visitar nosso portal, você concorda com esse monitoramento e com nossa Política de Privacidade.